Futebol: paixão e imagem

O ciclo de palestras “Futebol: paixão e imagem” terminou com bate-papo entre os cineastas Ugo Giorgetti e Tales Ab’saber, com mediação de Maurício Barros, diretor de redação da revista Placar.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=bO7wF-7EHQI]

O ciclo de palestras “Futebol: paixão e imagem” terminou com bate-papo entre os cineastas Ugo Giorgetti e Tales Ab’saber, que já retrataram o esporte nas telonas, com mediação de Maurício Barros, diretor de redação da revista Placar.

Por aproximadamente duas horas os convidados interagiram com o público sobre diversos assuntos envoltos do universo da bola, como os diferentes aspectos que rodeiam a profissionalização do esporte, as peculiaridades da seleção brasileira durante as décadas e figuras que marcaram época.

Tales Ab’saber dirigiu o documentário Esperando Telê, que retrata tanto o futebol, como momentos políticos-culturais do Brasil nos anos 1990, tendo como figura central o técnico Telê Santana. Porém, para o cineasta as últimas décadas evidenciaram uma característica crucial do futebol moderno: a sua constante elitização.

O filme Boleiros, de Ugo Giorgetti, narra diferentes causos – as vezes reais, outros fictícios – sobre futebolistas aposentados e que hoje vivem de uma saudosista lembrança do passado. Mas Giorgetti também compartilha da ideia do seu colega de trabalho, e diz que hoje ele não consegue enxergar nenhum jogador com características especiais que o faça sentir vontade de fazer um filme sobre sua história.

No final da palestra os convidados deram palpitares sobre os seus candidatos a levantar a taça da Copa do Mundo no Brasil. Confira.