Glenda Mezarobba: Comissão Nacional da Verdade

A cientista política participou do Seminário de Cultura para discutir a Comissão Nacional da Verdade, onde atua como consultora.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=qvaxxcPJgvE]

A cientista política Glenda Mezarobba participou do Seminário de Cultura para discutir a Comissão Nacional da Verdade (CNV), onde atua como consultora. A CNV tem como objetivo investigar as violações dos Direitos Humanos ocorridas no período de 18 de setembro de 1946 à 5 de outubro de 1988. Os procedimentos necessários para apurar os casos de morte durante a Ditadura Militar foi um dos temas abordados na palestra.

A construção de uma Comissão Nacional da Verdade surge quando um país sai de um regime com violações graves aos Direitos Humanos para uma democracia, também chamado de “justiça de transição”. Neste caso o Estado tem deveres com as vítimas que sofreram no período anterior.

No Brasil a CNV não aconteceu durante o período de transição, mas hoje, mesmo após mais de 25 anos da retomada da democracia no país, a população ainda não sabe todos os agentes que atuaram durante a ditadura, e nem o número de mortos por suas consequências.