[youtube https://www.youtube.com/watch?v=kaOYfmF9O_8]
A arquiteta Fernanda Barbara, sócia do UNA, participou da pós-graduação Geografia, Cidade e Arquitetura para mostrar alguns projetos de transformação urbana – principalmente relacionados com transporte – realizados por seu escritório.
A cidade de São Paulo tradicionalmente não caminha em função de projetos urbanos mas sim de expansões determinadas muitas vezes pela infra estrutura, como é o caso das rodovias e ferrovias, e dos rios em função de seu sistema de vias, dificultando a elaboração de projetos urbanos.
Na seleção de tais projetos, Barbara optou por aqueles localizados na convergência dos principais rios da cidade: a estação Bandeirantes (2006), estação da Lapa (2010) e o projeto para o Parque Dom Pedro II (2011).
Deveríamos entender a grande importância em conceber um plano transformador que caracterizasse e coordenasse esse desenvolvimento urbano possível e desejável para a zona leste. – Sobre o Projeto Parque Dom Pedro
Fernanda Barbara é Arquiteta e Urbanista formada em 1993 pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP), onde concluiu o mestrado em 2004. Pós-graduação na École de Hautes Études en Sciences Sociales, Paris, França – Departamento de Territoires Urbaines (1994/1995). É coordenadora do Estúdio Vertical da Escola da Cidade desde 2007, onde é também professora de projeto no Estúdio Vertical e professora do curso de pós-graduação (latu senso).