Marcos Acayaba: Projeto, pesquisa, construção

O arquiteto abordou a temática da pesquisa em projeto, e a maneira como é realizado desde a concepção à execução do mesmo.

Como abertura do curso de pós-graduação Arquitetura, Educação e Sociedade, o arquiteto Marcos Acayaba abordou a temática do estudo aprofundado em projeto, e a maneira como é realizado em conjunto desde a concepção à execução do mesmo, como Albrecht Dürer retrata primariamente na figura do Mestre de Obra / Construtor / Arquiteto em Bildnis eines Baumeisters.

“Certo vez me ocorreu, ao responder um questionamento que fizeram sobre a nossa participação na obra (arquitetos), que pra mim o arquiteto é o primeiro operário que entra na obra”.

Ao expor sua produção arquitetônica, Acayaba discute e aponta as várias circunstâncias e especificidades as quais sua lógica projetual fora aplicada e realiza um debate sobre o ensino da metodologia de projeto e estratégias para circunscrever a comum falta de conhecimento construtivo na formação dos alunos nas escolas de arquitetura.

Marcos Acayaba Formado pela FAU-USP (1969), onde também concluiu o doutorado (2005) e leciona a disciplina Projeto Arquitetônico. O arquiteto recebeu prêmios da Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo e da Bienal de Arquitetura de Buenos Aires e é autor de diversos projetos e obras, como as Residências Milan e Olga.