Arquitetura, Educação e Sociedade: Seminário #1

O primeiro Seminário de Professores do curso de pós-graduação Arquitetura, Educação e Sociedade contou com a participação dos arquitetos Alexandre Villares, Ricardo Caruana e Pedro Vada. O curso é destinado à professores e monitores da escola e o objetivo é discutir diferentes formas de educação para serem aplicadas ao ensino de arquitetura, por meio de palestras de educadores e seminários entre os alunos.

 

Aula 1

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=Flkbvc-GIY4]

Alexandre Villares fala sobre a disponibilização on-line gratuita que diversas universidades fazem dos conteúdos de suas aulas, denominado pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology) de OpenCourseWare, relacionada com as mudanças culturais que ocorreram nos últimos vinte anos.

Aula 2

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=Gsuys3wljn8]

Ricardo Caruana conta um pouco sobre as conversas iniciais durante a fundação da Escola da Cidade e a busca por profissionais que trabalhassem tanto como arquitetos, quanto como professores para formar o corpo docente, destacando a importância da pedagogia no ensino da arquitetura.

Aula 3

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=x5hVVDgKbnQ]

Pedro Vada apresenta parte de sua pesquisa a respeito da revolução da era da informação e os benefícios que isso pode trazer ao desenvolvimento da sociedade.

Alexandre Villares é arquiteto formado pela FAU-USP (2000), sócio-fundador da TI Lab (originalmente VectorPro) e professor da Escola da Cidade. Foi um dos editores da revista ‘Ponto’, uma das primeiras publicações on-line sobre arquitetura no Brasil. Contribui com os testes beta de diversos programas, incluindo o SketchUp e o Vectorworks, software com o qual trabalha desde 1996 e para o qual desenvolve ferramentas, como o pacote VectorPlus.

Ricardo Caruana é arquiteto, mestre em estruturas de madeira. Colaborou com Oscar Niemeyer, José Zanine e Julius Natterer. Foi professor na Escola Politécnica Federal de Lausanne, na Università degli Studi de Florença e na Universidade Técnica de Viena. É sócio fundador da Escola da Cidade, professor da grade de tecnologia.

Pedro Vada é arquiteto formado pela Escola da Cidade (2008). Desenvolveu projetos e planos urbanos em diversos lugares incluindo a Prefeitura de São Paulo. É professor auxiliar na sequência de Urbanismo, também na Escola da Cidade, e editor de projetos no site ArchDaily e suas plataformas.