O curso de pós-graduação Geografia, Cidade e Arquitetura recebeu o escritor Milton Hatoum para comentar dois de seus romances, Dois Irmãos e Cinzas do Norte, no módulo de estudos sobre Manaus.
Milton Hatoum explica como o romance surge no século 18 e sua forte relação com o mundo urbano, mostrando que foi na cidade que o romance nasceu e passou a existir como gênero literário. Para descrever os primeiros romances – ligados à vida urbana – Milton Hatoum lê o romance realista História da Grandeza e da Decadência de César Birotteau, escrito por Balzac, em que os detalhes bem colocados descrevem a posição social, gosto e estética da época. Cerca de 80 anos depois surge o romance modernista. A partir da leitura de Rumo ao Farol, de Virginia Woolf, fica explícita a relação com o tratamento do espaço da cidade e da casa, causando profundas implicações na narrativa – o espaço que antes era uma descrição, é incorporado ao pensamento da personagem.
O homem urbano perdeu a experiência básica da vida, que é aquela do contador de histórias, do saber que se transmite a outras pessoas (…) e a única possibilidade de você narrar sua história, é narrá-la a partir de uma negação.
Milton Hatoum nasceu em Manaus, onde passou a infância e uma parte da juventude. Morou durante a década de 1970 em São Paulo, onde se diplomou em arquitetura na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, trabalhou como jornalista cultural e foi professor universitário de História da Arquitetura. Em 1980 viajou como bolsista para a Espanha, onde morou em Madri e Barcelona. Depois passou três anos em Paris, onde estudou literatura comparada na Sorbonne (Paris III). É Autor de quatro romances premiados e sua obra foi traduzida em dez línguas e publicada em catorze países.
Fotografia, Captação e Edição de Vídeo
Clarissa Mohany
Claudia Bicudo
Kátia Harumi
Textos
Clarissa Mohany