Diana Motta: Políticas Públicas de Habitação

A arquiteta urbanista apresentou políticas regionais com ênfase na questão setorial de habitação e infraestrutura, citando experiências internacionais que ampliam o entendimento de políticas públicas de habitação e desenvolvimento urbano.

[soundcloud url=”https://api.soundcloud.com/tracks/139043415″ params=”color=000000&auto_play=false&hide_related=false&show_artwork=true” width=”100%” height=”166″ iframe=”true” /]

[speakerdeck https://speakerdeck.com/escoladacidade/diana-motta-desafios-para-urbanizacao-inclusiva]

A arquiteta urbanista Diana Motta participou do ciclo de palestras organizado pelo Estúdio Vertical, apresentando políticas regionais com ênfase na questão setorial de habitação e infraestrutura, citando experiências internacionais que ampliam o entendimento de políticas públicas de habitação e desenvolvimento urbano.

Diana Meirelles da Motta é Diretora de gestão de Projetos da Empresa Paulista de Desenvolvimento Metropolitano – Emplasa e técnica de planejamento e pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – Ipea. É arquiteta e urbanista e Mestre em Planejamento Urbano pela Universidade de Brasília – Unb. Realizou diversos cursos de especialização na área de desenvolvimento urbano e regional no Brasil e no exterior, tendo iniciado suas atividades profissionais no Conselho Nacional de Desenvolvimento Urbano em 1981. Nos Ministérios de Desenvolvimento Urbano que o sucederam exerceu atividades de formulação, acompanhamento e avaliação de políticas, programas, projetos e leis federais de política urbana, prestando assessoria ao Governo Brasileiro nas Conferências Globais das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, Assentamentos Humanos – HABITAT II e na formulação de políticas públicas. No Ipea foi Coordenadora-Geral de Política Urbana realizando pesquisas e assessorando o governo brasileiro e entidades internacionais como Banco Mundial e BID na coordenação de projetos e programas urbanos.

Foi Secretária do Estado de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Governo do Distrito Federal no período de 2004 a 2006 tendo exercido a função de Vice-Presidente do Conselho de Secretários Estaduais de Habitação, exerceu ainda a função de Secretária Municipal de Habitação e Regularização Fundiária do Município de Natal no ano de 2009. Foi premiada pela Unesco e pela União Internacional de Arquitetos- UIA em 1981, recebendo Menção Honrosa do “Metropolis Awards” -Berlim/2005 sobre soluções de combate à pobreza em áreas urbanas. É organizadora de publicações sobre a rede urbana do Brasil e gestão urbana, tendo publicado textos, artigos e papers sobre rede urbana, política urbana, mercado de terras; pobreza urbana; instrumentos de planejamento e gestão urbana; habitação; áreas urbanas informais e desenvolvimentos institucional para o setor urbano em parceria com instituições nacionais e internacionais.