[table colalign=”left|left”]
,Projeto de Iniciação Científica
Título do Projeto:,”A Experiência do Indivíduo em Paris: Cortázar 1963 e Perec 1975 – um levantamento arquitetônico literário”
Aluno:,Joana Barossi
Orientação:,Guilherme Wisnik
Ano:,2012 – 2013
[/table]
Gozar da multidão é uma arte. Charles Baudelaire, As Multidões.¹
O flâneur como tipo o criou Paris. Walter Benjamin, O Flâneur.²
Resumo
A cidade de Paris, “autêntico chão sagrado da flânerie“³, neste trabalho, é percorrida e narrada por distintos personagens. Parte de minha reflexão e pesquisa surgiu da pergunta feita por Benjamin; qual razão para que seja Paris a criadora do flâneur? Obviamente não pretendo responder responder a essa questão, mas explorá-la e desenvolvê-la dentro do período escolhido, buscando auxílio em diferentes linguagens.
A intenção deste trabalho é investigar como a leitura que a geração dos anos 1960 fez da flânerie benjaminiana, diretaou indiretamente, contagia as múltiplas manifestações artísticas, literárias e arquitetônicas do período: “El espíritu optimista sobre las posibilidades al mismo tiempo culturales y políticas de la vida metropolitana fue lo que selló esa reunión de flânerie y espacio público en el boulevard”4.
Dentro do recorte temporal escolhido, este trabalho empenha-se em conseguir traçar paralelos entre Paris na literatura , na crítica da arquitetura e na arte, coletando relatos de uma nova e peculiar identificação com espaço urbano, sobretudo com a rua. A multidisciplinaridade dos relatos é importante para conformar um panorama dialético de percepções e de linguagens que reflitam este momento. A conjuntura oferecida pela literatura, portanto, oferece a este trabalho uma ferramenta crítica para entender Paris através dos olhos de seus personagens: “parada en medio de la calle (…) para mirar desde el medio de la calle una vista del Panteón a lo lejos, siempre mucho mejor que la vista que se tenia desde la vereda.”5
O intervalo de tempo que o trabalho analisa se concentra entre as duas principais obras literárias elegidas – Rayuela, 1963, e Tentative d’épuisement d’un lieu parisien, 1975. Tais obras foram escritas em Paris, a primeira por um latino-americano imigrado – Júlio Cortázar – que justamente denota a receptividade, a oportunidade de encontro, de mescla e de transição que uma cidade como Paris naquele período possibilitava. O segundo – George Perec – é parisiense, de família judia, e representa com seu jogo de palavras uma visão local e jovem do período urbano que este trabalho pretende analisar. Estes livros, portanto, delimitam o espaço temporal para análise, pois seus personagens navegam pela cidade a ser descoberta relatando uma maneira de olhar a urbanidade inerente.
1BAUDELAIRE, Charles. El spleen de Paris: Fontamara, 3 edição, 1998. Página 39.
2BENJAMIN, Walter. Walter Benjamin: obras escolhidas vol.3. São Paulo: Brasiliense, 1989. Página 186
3BENJAMIN, Walter. Walter Benjamin: obras escolhidas vol.3. São Paulo: Brasiliense, 1989. Página 190
4GORELIK, Adrian. Politicas de la representación urbana: el momento situacionista. Artículo publicado en Punto de Vista N°86, Buenos Aires diciembre de 2006. Página 3.
5CORTAZAR, Julio. Rayuelqa. La Habana: casa de las Américas, 1969. Página 32.