Natalia Castaño: Medellín

A arquiteta apresentou as dinâmicas territoriais e sociais de Medellín, seu novo Plano Diretor e a atuação da consultoria Urbam.

O curso de pós-graduação Geografia, Cidade e Arquitetura recebeu a arquiteta colombiana Natalia Castaño para apresentar os processos de desenvolvimento urbano realizados na cidade de Medellín, entre 2004 e 2011, e a atuação da consultoria Urbam nos últimos anos.

Aula 1

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=UGDHMFdvOKA]

A arquiteta apresentou as dinâmicas territoriais e sociais da cidade de Medellín, buscando explicar as preocupações e os métodos de concepção de projeto do escritório Urbam para a cidade. Urbam, um centro de estudos de apenas quatro anos, tem como abordagens principais o meio ambiente, urbanismo e sociedade, para desenvolvimento de seus projetos, que se apoiam, principalmente, nos contextos históricos, geográficos e sociais tanto da Colômbia como um todo, quanto da cidade de Medellín.

Entender a Medellín, entender lo que a pasado a Medellín no es sólo entender lo físico o la arquitectura, que es lo más visible, es tratar de entender todo lo que es necesario para que esos proyectos se dan.

Aula 2

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=nbkTEsMS9sk]

Nesta segunda aula, foi apresentado o novo plano diretor para Medellín, intitulado BIO 2013, desenvolvido pelo escritório Urbam, e que abrange toda a região metropolitana e também o Valle Aburrá. Natalia apresentou as diretrizes para a concepção do projeto, assim como as dificuldades enfrentadas. O plano envolve dez municípios, o que tornou complexa a sua elaboração. Foram considerados como principais fatores, o meio ambiente e espaços públicos, e a mobilidade e transporte, prevendo o futuro desenvolvimento e crescimento da cidade de Medellín.

Natalia Castaño Cárdenas é arquiteta formada pela Universidad Nacional da Colômbia e Mestre pela Universidade Nacional de la Plata (Argentina.) Trabalhou na Empresa de Desarrollo Urbano (2004 -2007), em desenho de projetos de espaço público e desenvolvimento de projetos urbanos estratégicos. Atuou ainda na Fundación Ciclópolis.