O curso de pós-graduação Geografia, Cidade e Arquitetura, recebeu o arquiteto Paulo Mendes para uma conversa com professores e estudantes da Universidade de La Plata que visitaram São Paulo.
Entre outras coisas, Paulo Mendes da Rocha comenta sobre alguns de seus projetos não executados que constroem um discurso sobre como transformar o território natural em um lugar habitável, destando os projetos da cidade de Tietê, Bahia de Montevideo, Parque Grota e MAC-USP.
O habitat humano não existe na natureza por si; tem que ser construído, e a construção desse habitat é justamente, atualmente, o objeto fundamental da arquitetura pela sua história como genealogia de um conhecimento que pouco a pouco se transforma nesse novo horizonte. O olhar sobre a transformação da natureza para torná-la efetivamente habitável, porque por si não é.
Paulo Mendes da Rocha é arquiteto formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Mackenzie. Entre os prêmios mais recentes que recebeu cabe destacar: Prêmio do Ministério da Cultura Brasileiro (1998), I Prêmio Mies van der Rohe de Arquitetura Latino-Americana (1999) e o II Prêmio Mies van der Rohe de Arquitetura Latino-Americana (2000). Em 2006 recebeu o Prêmio Pritzker, da Hyatt Foundation.
Fotografia, Captação e Edição de Vídeo
Clarissa Mohany
Pedro Ribeiro
Rodrigo Carvalho
Textos
Clarissa Mohany