Sergio Fernandez: SAAL em Portugal

O arquiteto português apresentou as experiências do Serviço Ambulatorial de Apoio Local em Portugal.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=TfKGxmWIAfs]

Como parte do IX Seminário Internacional: Habitação – Infraestrutura, espaço público e gestão, o arquiteto português Sergio Fernandez apresentou as experiências do Serviço Ambulatório de Apoio Local.

Histórico Logo após a Revolução dos Cravos em 1974, Portugal implantou o Serviço Ambulatório de Apoio Local (SAAL) envolvendo a reflexão de diversos arquitetos e escolas de arquitetura sobre as habitações de interesse social no país. Com a ampla participação popular, os desafios da convergência entre arquitetos e outros setores sociais trouxeram bons resultados, servindo como exemplo de produção de habitações sociais pensadas e construídas coletivamente.

Sergio Fernandez Professor Emérito da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto. Ministrou aulas em Angola, União Soviética, Brasil, Universidade do Minho e Panamá. Trabalha em co-autoria com Alexandre Alves Costa no escritório Atelier 15, sediado na cidade do Porto, e tem obra projetada e construída em Portugal e no estrangeiro. Recebeu os Prêmio Diogo de Castilho promovido pela Câmara Municipal de Coimbra e prêmio da Associação Internacional dos Críticos de Arte, ambos em 2009, e Prêmio Europa Nostra em 2010.