Convidada pelo curso de pós-graduação Geografia Cidade e Arquitetura, Cristiane Checchia apresentou um panorama sobre a literatura colombiana a partir do questionamento da realidade anterior a publicação do livro “Cem Anos de Solidão” de Gabriel Garcia Marquez, de uma Colombia que sai da produção literária de “Belas letras” do século XIX, passa por uma ruptura ao adentrar no século XX, voltando-se ao registro da cultura local com os romances regionalistas de 30.
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=X0GeCq0g_vI]
Qual era a grande preocupação dos grandes escritores de literatura na América Latina? Ter uma narrativa de nação. Era a mesma preocupação que os artistas plásticos tinham nesse momento, ter símbolos, imagens, biografias de heróis nacionais, narrativas que pudessem contar uma história de uma nação que estava surgindo naquele momento, início do século XIX.
Cristiane Checchia possui doutorado em Letras, na área de literatura hispano-americana, pela Universidade de São Paulo (2012), mestrado em História social pela Universidade de São Paulo (2003) e graduação em História pela Universidade de São Paulo (1998). Atualmente é professora de literatura da Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Produção, atuação e estudos com ênfase principalmente nos seguintes temas: Literatura e ensaio na América Latina; História da América Latina.