Esta palestra é parte da programação do X Seminário Internacional: Tempo Livre na Cidade.
Convidado pelo X Seminário Internacional – Tempo Livre na Cidade, Clément Blanchet iniciou sua fala comparando brevemente o papel do arquiteto nos séculos 20 e 21, e algumas implicações de um mundo altamente informatizado na arquitetura pós-moderna.
Num mundo acelerado, onde tudo é opcional, tudo é imediato, repousa a questão do papel do arquiteto na atualidade
Em seguida, partiu para a apresentação de projetos que desenvolveu para diversos concursos pelo mundo junto ao OMA France e com seu próprio escritório, o Clément Blanchet Architecture. Através de diagramas, modelos 3D, plantas e cortes, Blanchet mostra o rico e extenso processo de concepção de cada um dos projetos, desde os estudos do entorno, até atingir-se a forma final.
Dentre os projetos apresentados estão a Jean-Jacques Bosc Bridge, Bordeaux, França (2014), Bibliothèque Multimédia À Vocation Régionale, Caen, França (2010) e o Jack Layton City Terminal Park, Toronto, Ontario, Canadá, 2015.
Clément Blanchet é arquiteto francês, professor e crítico, atua ativamente nos campos de teoria da arquitetura, urbanismo, e investigações culturais. Professor na Escola Especial de Arquitetura (ESA – França). Blanchet é ex-Associado do OMA, onde ingressou em 2004. Selecionando-se alguns projetos, Clément foi o arquiteto responsável pela SerpentineGallery, em colaboração com Cecil Balmond; reurbanização da Ilha Seguin, em Paris;pelo novo teatro em Casablanca;bairro europeu em Rue de La Loi;pela extensão de Monaco para o mar com C. De Portzamparc e F. O Gehry. A partir de um foco progressivo ao dirigir os projetos do OMA na França, liderou a pesquisa sobre a revitalização do bairro em torno de La Defense, sendo também arquiteto do projeto da torre Phare (2006) e da torre Signal (2008), em Paris. Escreveu com Rem Koolhaas o livro “Memorandum La Defense”. Em seguida, conceituou um projeto para o Tribunal de Grande Instance em Paris. Em 2011, Clement Blanchet foi nomeado Diretor do OMA France.Durante seus 10 anos de colaboração com Rem Koolhaas, Blanchet contribuiu para o desenvolvimento do OMA na França liderando diversos projetos vencedores para a firma, tais como o projeto e construção da Biblioteca de Caen na França;o Centro de Convenções e Exposições em Toulouse;a Escola de Engenharia de Centrale; planos diretores em Saclay e em Bordeaux; e recentemente a ponte JJ Bosc sobre o Garonne em Bordeaux.Em maio de 2014, o CLEMENT BLANCHET ARCHITECTURE foi fundado. O escritório estrutura-se como laboratório, pesquisando, informando e gerando arquitetura / urbanismo em todas as suas formas; o CBA mantém um papel de colaboração com a OMA em vários dos projetos por ele dirigidos.
Captação: Bruno Buccalon, Clarissa Mohany, Martha Levy, Manuela Raitelli,e Pedro Norberto.
Edição: Stella Bloise
Texto: Stella Bloise