Esta palestra é parte da programação do X Seminário Internacional: Tempo Livre na Cidade.
https://www.youtube.com/watch?v=utyHKWvlgFA
Convidada a participar do X Seminário Internacional – Tempo Livre na Cidade, a arquiteta francesa Marlène Ghorayeb apresentou seus estudos sobre desafios e práticas do urbanismo contemporâneo frente às grandes modificações urbanas do século 21, tais como a mutabilidade das cidades, sua evolução numérica e a mudança nos modos de vida das famílias e dos trabalhadores. Isso implica não somente a necessidade de se repensar os sistemas de transporte, os locais de trabalho e a habitação, mas também a revisão dos paradigmas que norteiam as intervenções e ferramentas do urbanismo e a própria prática profissional do urbanista.
A noção de projeto urbano substitui o urbanismo de planos, quando está evidente que o problema não é construir novas cidades, mas requalificar a urbanização existente.
Quando identifica os habitantes como os verdadeiros agentes construtores da cidade, Ghorayeb associa o projeto urbano a uma tendência de mudança nos modos de governar a cidade. que aponta para a descentralização e para o maior envolvimento das populações. Além disso, a interdisciplinaridade quanto ao perfil de especialistas envolvidos e a abordagem global e espacial evidenciam ainda mais a adequação do projeto urbano ao momento de evolução na concepção de organização das cidades, atualmente. Ghorayeb também afirma que “a ideia é que, a partir da compreensão e da leitura do território, sejam dadas as ferramentas de projeto, sendo isso mais importante que o fazer projetual em si”.
Marlène Ghorayeb é arquiteta e urbanista, doutora em planejamento urbano e organização do território. Professora na Escola Especial de Arquitetura (ESA – França), é responsável pelo terceiro ciclo de urbanismo, sobre Mutações Urbanas. O seu trabalho está centrado na transferência de teorias de planejamento urbano e questões de desenvolvimento urbano. Autora do Livro “Beirute sob mandato francês, a construção de uma cidade moderna”, que destaca como o planejamento urbano francês do período entre guerras foi exportado para Beirute, e como os novos cânones estéticos urbanos lhe são impostos.
Captação: Bruno Buccalon, Clarissa Mohany, Manuela Raitelli, Martha Levy e Pedro Norberto
Edição: Stella Bloise
Texto: Stella Bloise