O arquiteto urbanista e paisagista Robert de Paauw foi o convidado do Seminário de Cultura e Realidade Contemporânea para discutir Tempo Livre: Resgate das oportunidades no meio ambiente e a paisagem urbana.
Através de fotos, plantas, croquis e perspectivas, o arquiteto e paisagista apresenta projetos de recuperação e requalificação de espaços urbanos degradados desenvolvidos com seu escritório, tanto na Espanha quanto no Brasil: a Restauração do Morro da Rovira (Barcelona), a Praça de las Tortugas (Barcelona), o Parque La Clota (Sabadell), os Jardins Rodrigo Caro (Barcelona), o Parque Sanfona (Paraisópolis, São Paulo), o Passeio marítimo Praia de San Sebastián (Barcelona), Passeio marítimo de Gavá (Barcelona), Clausura de um lixão controlado (Barcelona), Corredor verde de Cerdanyola (Barcelona), PRAT NORD (Barcelona), PAI Pirajussara 5 (Campo Limpo,São Paulo), PAI Água Vermelha 2 (São Miguel Paulista, São Paulo) e o Mirante no Parque Ambiental do Rio Llobregat (Barcelona). O fio condutor desses trabalhos é sempre o diálogo com as preexistências: o passado histórico, a topografia, a hidrografia, a vegetação original e a existente, e a população que usufrui daqueles espaços, buscando sempre valorizar sua identidade.
Segundo ele, as disciplinas de arquitetura, paisagismo, desenho urbano e infraestrutura não devem ser segregadas, e ao arquiteto que trabalha nessa escala cabe antecipar os usos de seu projeto, posto que quem finaliza a obra é a paisagem e o usuário.
É muito interessante, no processo de trabalho, tirar partido do legado histórico, das preexistências, de onde está vindo esse lugar, de onde veio até hoje em dia. O que foi, o que hoje é e o que pretende ser no futuro.
De Paauw apresenta, também, algumas considerações sobre o tema e a área de enfoque da disciplina do Estúdio Vertical, no primeiro semestre de 2015 – Tempo Livre no Campo Limpo -, analisando brevemente trabalhos de outros arquitetos no Brasil e na Europa.
Robert de Paauw é arquiteto urbanista e paisagista. Sócio fundador do escritório JANSANA, DE LA VILLA, DE PAAUW ARQUITECTES, baseado em Barcelona. Atualmente dirige a sede do escritório em São Paulo, onde está desenvolvendo projetos de requalificação urbana e ambiental dentro do programa RENOVA SP. Foi professor convidado em várias universidades, como Penn Design, Roma Tre, Escola Tècnica Superior de Arquitectura de Barcelona, Escola Galega da Paisaxe, FAUUSP. Atualmente é professor na Escola da Cidade. Entre as premiações recebidas, o escritório conta com o Prêmio Europeu do Espaço Público Urbano 2012, pela reabilitação do Morro da Rovira e o XII Premio da Associação de Parques e Jardines Públicos de Espanha, pelo Plano Diretor do Parque Miguel Servet, Huesca.
Captação: Manuela Raitelli, Martha Levy, Morena Miranda e Pedro Norberto
Edição: Rogério Macedo
Texto: Stella Bloise