O curso de pós-graduação Geografia, Cidade e Arquitetura recebeu, durante o módulo Paraguai, os arquitetos Javier Corvalán e Lukas Fuster para apresentar projetos desenvolvidos em seus respectivos escritórios – Javier Corvalán + Laboratorio de Arquitectura e Lukas Fúster.
Dentre os projetos apresentados por Javier, na primeira parte da aula, estão Cerrito Chapel, uma capela construída em uma pequena favela em Assunção, onde a escolha do material – concreto – levantou a questão da autoconstrução e aproveitamento de habilidades locais; e Surubi House que, levando em consideração o clima da região, adotou o adobe como sistema estrutural. Em seguida, o arquiteto apresentou o Colectivo Aqua Alta e projetos como Casa Gertopan, Casa Hamaca, Casa Obscura e o Pavilhão do Paraguai para a 14ª Bienal de Veneza.
O convidado Lukas Fuster prosseguiu com dois projetos de sua autoria, Taller las mercedes – atualmente sua casa e estúdio -, onde o arquiteto restaurou uma edificação dos anos 40, e La Plaza de Nuestros Sueños, projeto comunitário construído com restos cerâmicos e pneus. Por fim, Lukas mostrou dois projetos em parceira com Javier, o Centro de Frontera Puerto e o Edifício de Oficinas Itaipu.
Corvalán e Fúster fazem parte do Colectivo Aqua Alta, que representou o Paraguai na Bienal de Veneza 2014. O Coletivo é um grupo de arquitetos e estudantes dedicados à investigação e realização de propostas práticas, por meio da Arquitetura. Trata-se de um grupo de arquitetos comprometidos socialmente com a Arquitetura, desenvolvendo projetos, propostas urbanas e soluções concretas de interesse público e caráter acadêmico experimental.
Fotografia, Captação e Edição de Vídeo
Clarissa Mohany
Pedro Ribeiro
Rodrigo Carvalho
Textos
Clarissa Mohany