A linguista Carolina Zuccolillo participou do curso de pós-graduação Geografia, Cidade e Arquitetura, em que apresentou uma aula sobre a língua na América Latina.
Carolina propôs que se pensasse a cidade como objeto de linguagem, fazendo diferentes abordagens possíveis da relação língua-cidade e refletindo o que seria uma Língua Urbana. Além de abordar as coincidências históricas entre o surgimento da escrita e da cidade, discutiu-se a constituição da cidade e da língua na América Latina, levantando aspectos da questão do Guarani e a realidade urbana no Paraguai.
Carolina Zuccolillo possui Graduação em Letras (1986) e Doutorado em Linguística (2000), pela Universidade Estadual de Campinas. Realizou estágios de Pós-Doutorado em Linguística, na École Normale Supérieure – Lettres et Sciences Humaines (Lyon) e na Université de la Sorbonne Nouvelle – Paris III (2002-2003). É pesquisadora Nível B do Laboratório de Estudos Urbanos-Nudecri, da Universidade Estadual de Campinas, e professora credenciada no Departamento de Linguística do Instituto de Estudos da Linguagem da mesma universidade. Atua nas áreas de Análise do Discurso, Saber Urbano e Linguagem e História das Ideias Linguísticas. Trabalha, principalmente, com os seguintes temas: discursos sobre a língua, língua guarani, nacionalismo linguístico (Paraguai), políticas de língua, gramatização do guarani (período colonial), língua nacional, língua urbana, espaço e ambiência urbana.
Fotografia, Captação e Edição de Vídeo
Clarissa Mohany
Pedro Ribeiro
Rodrigo Carvalho
Textos
Clarissa Mohany