Gabriela Pellegrino: Indígenas e criollos

A historiadora Gabriela Pellegrino participou do curso de pós-graduação Geografia, Cidade e Arquitetura, apresentando duas aulas sob o título "Indígenas e criollos: política, guerra e traição nas lutas no sul da Argentina (1852-1885)".

A professora Gabriela Pellegrino participou do curso de pós-graduação Geografia, Cidade e Arquitetura, apresentando duas aulas sobre Indígenas e criollos: política, guerra e traição nas lutas no sul da Argentina (1852-1885). A historiadora apresentou na primeira aula, um panorama sobre as visões políticas dos povos indígenas nas regiões andinas, que vai do século XIX e virada do século XX.

Aula 1

Na continuidade da aula, ela comentou as questões contemporâneas de política indigenistas e da região andina. Abordou também a Revolução Mexicana, levantando questões de como os índios aparecem na história da América Latina. Por fim, Gabriela Pellegrino apresentou alguns aspectos das questões indígenas no Peru contemporâneo.

Aula 2

 

Gabriela Pellegrino é professora associada de História da América Independente da Universidade de São Paulo e bolsista produtividade em pesquisa do CNPq. Suas pesquisas têm se concentrado nos seguintes domínios da história política e cultural da América Latina nos séculos XIX e XX: a história indígena, particularmente no Peru e no México, e a história da educação, dos usos da escrita e da produção e circulação de impressos, sobretudo na Argentina, no Brasil e no México.

Fotografia, Captação e Edição de Vídeo
Clarissa Mohany
Pedro Ribeiro
Rodrigo Carvalho

Textos
Clarissa Mohany