Alfredo Bosi: Cultura ou culturas brasileiras?

O professor Alfredo Bosi discute a noção de Cultura (ou culturas), em palestra no Seminário de Cultura e Realidade Contemporânea.

O Seminário de Cultura e Realidade Contemporânea recebeu o professor Alfredo Bosi para discutir a noção de Cultura (ou culturas).

Ao invés de procurar por uma definição, Alfredo Bosi busca, a partir de relatos de experiências pessoais, mostrar as várias faces da cultura, para depois inferir algo comum. Para que os conceitos de cultura sejam mais concretos, o convidado propõe uma reflexão das experiências apresentadas – relatos, encontros e frases que o marcaram, umas vez que, para ele, a partir do momento em que existe uma reflexão sobre o cotidiano e sobre as próprias experiências, começa o caminho que leva a uma determinada face da cultura.

Cultura está ligada à experiência. Só existe cultura, realmente, quando vivemos estas determinadas experiências, quando nosso cotidiano é pensado. Então cultura de uma maneira genérica seria a experiência pensada, a vida pensada. Tudo aquilo que fazemos de maneira espontânea,  por herança biológica ou por fatalidade social e que não é objeto da nossa reflexão, fica aquém da cultura.

Alfredo Bosi é graduado em Letras Neolatinas pela Universidade de São Paulo (1958) e possui doutorado em Literatura Italiana pela Universidade de São Paulo (1964). É Livre-docente de Literatura Italiana (1970) e Professor Titular Aposentado e Professor Emérito de Literatura Brasileira da da Universidade de São Paulo.

Fotografia, Captação e Edição de Vídeo
Clarissa Mohany
Felipe do Amaral
Manuela Raitelli
Rogério Macedo
Stella Bloise

Textos
Clarissa Mohany