O arquiteto Handel Guayasamín participou do curso de pós-graduação Geografia, Cidade e Arquitetura onde apresentou, de forma cronológica, algumas das obras que produziu ao longo de sua carreira.
Handel apresentou projetos residenciais, como a Casa Verenice (1976) e Casas de Guápulo (1987), projeto que recebeu mensão honrosa no I Salão Internacional de Arquitetura e Engenharia de Cuba, e institucionais, como La Capilla del Hombre (1996), vencedor do Prêmio da mejor obra da cidade, Município de Quito.
Além disso, discutiu o Plan Ciudad Quitumbe, que receberam o Primeiro Prêmio de Desenho Urbano da VII Bienal Panamericana de Arquitetura de Quito.
Por fim, o convidado fez uma apresentação em que tocou o cajón – instrumento peruano típico da população afroamericana.
Handel Guaysamín é arquiteto e professor da Facultade de Arquitetura Desenho e Artes da Universidade Católica do Equador desde 1994, diretor da Bienal Panamericana de Arquitetura de Quito e Presidente do Colégio de Arquitetos do Equador. Sua obra se caracteriza pela reinterpretação contemporânea da arquitetura e dos povos originários da América e pela inclusão de elementos etnográficos e iconográficos destas culturas. Handel tem participa ativamente dos processos de recuperação democrática da América Latina, em defesa dos direitos humanos dos povos originários.
Fotografia, Captação e Edição de Vídeo
Clarissa Mohany
Pedro Ribeiro
Rodrigo Carvalho
Textos
Clarissa Mohany