O arquiteto e professor Jorge Figueira foi convidado pelo Seminário de Cultura e Realidade para falar sobre suas experiências e reflexões sobre os contrastes entre as arquiteturas de diferentes países e mentalidades.
Jorge Figueira trata de seus Relatos sobre Opulência e Escassez, com ponderações críticas e bem humoradas sobre a relação entre a arquitetura e a sociedade em Yaoundé, capital dos Camarões; Macau, na China e a capital francesa Paris. Sendo português, não deixa de associar Portugal e os lugares sobre os quais discute. Apresenta aspectos urbanísticos, políticos e relatos pessoais de suas experiências, focando mais em Yaoundé e Macau e deixando Paris em segundo plano, mantendo assim o mote crítico da conversa.
Jorge Figueira é graduado em Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP,1992). Doutor em Arquitetura, especialidade em ‘Teoria e História’, pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC, 2009). É Professor no Departamento de Arquitetura da FCTUC e leciona no Programa de Doutorado em Arquitetura da FAUP. Coordenador do Mestrado de Crítica de Arte e Arquitetura, no Colégio das Artes, Universidade de Coimbra, onde é diretor do Departamento de Arquitetura. É autor dos livros: “Escola do Porto: Um Mapa Crítico”, Coimbra, eIdIarq, DAFCTUC, 2002; “Agora que está tudo a mudar – Arquitectura em Portugal”, Caleidoscópio, 2005; “A Noite em Arquitectura”, Relógio d´Água, 2007; e “Álvaro Siza. Modern Redux”, Hatje Cantz, 2008 (editor). Foi curador das exposições de Arquitetura: “Europa, arquitectura portuguesa em emissão”, Núcleo de Portugal da Trienal de Arquitetura de Lisboa, 2007 (co-curador), e da exposição “Álvaro Siza. Modern Redux”, Instituto Tomie Ohtake, São Paulo, Brasil, 2008.
Fotografia, Captação e Edição de Vídeo
Clarissa Mohany
Rogério Macedo
João Pedro Vieira
Textos
João Pedro Vieira