Felipe Chaimovich: Arte Americana

O curso de pós-graduação Geografia, Cidade e Arquitetura recebeu o professor Felipe Chaimovich, que apresentou duas aulas sobre a Arte Americana, comentando história da alimentação e refletindo como é o nosso modo de aprender uma cultura alimentar, como a peruana.

O curso de pós-graduação Geografia, Cidade e Arquitetura recebeu o professor Felipe Chaimovich, que apresentou duas aulas sobre a Arte Americana, comentando história da alimentação e refletindo como é o nosso modo de aprender uma cultura alimentar, como a peruana.

A comida é um dos elementos identitários definidores da americanidade.

Aula 1

Felipe Chaimovick propôs que se compreendesse a arte do ponto de vista mais próximo da filosofia e estética, sendo o campo da arte pensado a partir do conceito de gosto.

[soundcloud url=”https://api.soundcloud.com/tracks/216012231″ params=”auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false&visual=true” width=”100%” height=”450″ iframe=”true” /]

 

Aula 2

A mesa é um lugar privilegiado para se pensar a sociabilidade humana.

Na segunda aula, o convidado comentou a mudança da lógica de construção das cozinhas da família real francesa, que passou a obedecer a estrutura de serviço do príncipe Luis XIV. Tratou também sobre a história da alimentação, na qual identificou, nos duzentos primeiros anos de colonização da América, as modificações notáveis sofridas no modo de comer na Europa, que conduziram ao modo como comemos hoje.

Assim, Chaimovich realizou uma leitura das pinturas e dos primeiros conjuntos de talheres obtidos pelo Palácio de Versalhes, discutindo desde a geometrização da mesa e mudança dos hábitos, a partir da introdução de elementos de individualização, à evolução dos faqueiros, símbolo da repressão física europeia para impedir qualquer toque direto do corpo na comida.

Felipe Soeiro Chaimovich  nasceu em Santiago do Chile em 1968, é curador do Museu de Arte Moderna de São Paulo, desde 2002. Atua também como crítico de arte do jornal Folha de São Paulo, desde 2000, e é professor titular pleno de História da Arte Contemporânea e Crítica de Arte, na Fundação Armando Álvares Penteado, em São Paulo. Possui doutorado e pós-doutorado em filosofia, pela Universidade de São Paulo. Foi curador do “29º Panorama da Arte Brasileira” (MAM-SP, 2005) e de “Ecológica” (MAM-SP, 2010). Membro do Conselho consultivo de Artes Plásticas do MAM/SP.

Fotografia, Captação e Edição de Vídeo
Clarissa Mohany
Pedro Ribeiro
Rodrigo Carvalho

Textos
Clarissa Mohany