Danilo Santos de Miranda: Sesc em São Paulo

Danilo Santos de Miranda, diretor regional do Sesc São Paulo, aborda a importância fundamental do tempo livre na concepção da vida do trabalhador e o papel do Sesc São Paulo em relação aos seus programas socioculturais.

 

Esta palestra é parte da programação do X Seminário Internacional: Tempo Livre na Cidade.

Danilo Santos de Miranda, diretor regional do Sesc São Paulo, aborda a importância fundamental do tempo livre na concepção da vida do trabalhador e o papel que o lazer tem, não apenas como uma categoria em alternância com o trabalho, mas também como um lugar importante para o desenvolvimento e a melhoria da vida das pessoas, e que, portanto, tem que ser qualificado, seja no âmbito dos seus espaços ou conteúdos.

Danilo Santos traça uma genealogia da abordagem do Sesc São Paulo em relação ao tema do tempo livre, desde a implantação de suas primeiras unidades, em 1946 – para atender a expectativa de um novo quadro econômico, social e político do Brasil, que nesse momento assumia um intenso processo de industrialização e urbanização –, e ao longo do desenvolvimento de seus programas socioculturais, a partir dos anos 1960. Além disso, destaca a importância do papel dessas instituições culturais na qualificação do espaço urbano e as demais experiências em outras unidades no Estado de São Paulo.

Danilo Santos de Miranda é especialista em ação cultural, é diretor regional do Sesc – Serviço Social do Comércio no Estado de São Paulo. Formado em Filosofia e Ciências Sociais, realizou estudos complementares de especialização na Pontifícia Universidade Católica e na Fundação Getúlio Vargas de São Paulo e no International Institute for Management Development (IMD), Lausanne, Suíça.

01-3

Captação: Bruno Buccalon, Clarissa Mohany, Martha Levy, Manuela Raitelli e Pedro Norberto.

Edição: Felipe do Amaral

Texto: Felipe do Amaral