[esquenta] Alexandre Barbosa Pereira e Heitor Frugoli: Juventude e espaços livres

A discussão da Juventude e espaços livres conta com Alexandre Barbosa Pereira, Heitor Frugoli e mediação de Vinicius Andrade.

Este ciclo de palestras discute diferentes experiências de ocupação de espaços físicos da urbe disponíveis para o usufruto do tempo livre e antecede o XI Seminário internacional Espaço Livre na Cidade. A discussão da Juventude e espaços livres conta com Alexandre Barbosa Pereira, Heitor Frugoli e mediação de Vinicius Andrade.

Tempo e espaço são categorias fundamentais para se pensar os diferentes usos que os jovens fazem da cidade. Isso porque, em primeiro lugar, é fundamentalmente em sua vivência do chamado tempo livre que eles constroem relações que desafiam ordenamentos pré-estabelecidos. Consequentemente, por meio dessa atuação, os jovens reinventam espaços urbanos, construindo, assim, outras possibilidades de vivenciar a cidade.

Alexandre Barbosa Pereira é professor da Unifesp. Possui doutorado em Antropologia Social pela USP, no qual estudou relações de sociabilidade juvenil a partir de escolas públicas em bairros da periferia de São Paulo. Atualmente, desenvolve projeto de pesquisa, apoiado pelo CNPq, sobre lazer e práticas culturais juvenis nas cidades de São Paulo e Santos.

Heitor Frugoli é professor livre-docente do Departamento de Antropologia da FFLCH-USP. Coordenador do Grupo de Estudos de Antropologia da Cidade (GEAC/USP). Doutor em Sociologia pela USP.

Vinicius Andrade é formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, Brasil, em 1992. Sócio-Fundador do Escritório Andrade Morettin, atuando na área de projetos de arquitetura e urbanismo, trabalha com projetos de diversas escalas e de naturezas bastante variadas, tanto para o setor público como para o setor privado. A conquista de algumas premiações importantes no panorama nacional e internacional conferiu ao escritório considerável estabilidade e garantiu o encargo de projetos de relevância na cidade.

 Captação
Clarissa Mohany, Felipe do Amaral, Manuela Raitelli, Rogério Macedo e Stella Bloise

Edição de Vídeo
Rogério Macedo

Texto
Centro de Pesquisa e Formação do Sesc