[esquenta] José Guilherme Magnani e Sérgio José Batistelli: Ruas abertas para o lazer na cidade de São Paulo

A discussão das Ruas abertas para o Lazer na cidade de São Paulo conta com José Guilherme Magnani e Sergio Battistelli, com mediação de Martin Corullon.

Este ciclo de palestras discute diferentes experiências de ocupação de espaços físicos da urbe disponíveis para o usufruto do tempo livre e antecede o XI Seminário internacional Espaço Livre na Cidade. A discussão das Ruas abertas para o Lazer na cidade de São Paulo conta com José Guilherme Magnani e Sergio Battistelli, com mediação de Martin Corullon.

Nos últimos meses a abertura da Avenida Paulista aos domingos trouxe diversas discussões a respeito da ocupação do espaço público. Desde a necessidade de espaços livres para a prática das diversas atividades de lazer até questões relacionadas ao direito de ir e vir dos moradores da cidade. Serão abordados nessa palestra os significados da ocupação do espaço público pela população e as implicações para as práticas culturais da população.

José Guilherme Magnani é professor do Departamento de Antropologia da USP. Doutor e Livre-docente pela USP. Coordenador do Núcleo de Antropologia Urbana da USP.

Sergio Batistelli é coordenador da Assessoria Técnica e de Planejamento do Sesc-SP.

Martin Corullon é arquiteto e urbanista pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de S. Paulo – FAUUSP, atualmente desenvolvendo doutorado pela mesma instituição. Em 2000, funda o escritório METRO ARQUITETOS ASSOCIADOS. Desde 1994 tem colaborado frequentemente com o Arq. Paulo Mendes da Rocha [Pritzker Prize 2006]. Entre os anos de 2008 e 2009 trabalhou no escritório Foster+Partners, em Londres.

 Captação
Clarissa Mohany, Felipe do Amaral, Manuela Raitelli, Rogério Macedo e Stella Bloise

Edição de Vídeo
Rogério Macedo

Texto
Centro de Pesquisa e Formação do Sesc