O curso de pós-graduação Geografia, Cidade e Arquitetura recebeu a historiadora Fernanda Sposito para apresentar os aspectos do Paraguai Colonial.
Fernanda comentou a importância da cultura guarani e de entender as origens que estão fora da delimitação que conhecemos. A problemática central abordada foi pensar de que território falamos quando pensamos no Paraguai Colonial.
O que hoje nós chamamos de Brasil, tem partes que pertenceram à província do Paraguai, como, por exemplo, os estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul.
Fernanda Sposito é historiadora, possui Licenciatura Plena e Bacharelado em História (Universidade de São Paulo, 1998-2002). Realizou o mestrado (2003-2006) e o doutorado (2007-2013) em História Social (Universidade de São Paulo). No mestrado estudou a temática indígena durante a formação do Estado nacional brasileiro entre as décadas de 1820 e 1840. No doutorado pesquisou as dinâmicas da colonização do Novo Mundo, analisando as relações entre espanhóis, portugueses e índios na América Meridional entre os séculos XVI e XVII, abordando especialmente os temas das bandeiras e das missões jesuítico-guaranis.
Fotografia, Captação e Edição de Vídeo
Clarissa Mohany
Pedro Ribeiro
Rodrigo Carvalho
Textos
Clarissa Mohany