Inês Castilho e Pedro Ambra debatem, a convite do Seminário de Cultura e Realidade Contemporânea, questões de gênero e sexualidade na atualidade do Brasil.
Inês e Pedro contam suas experiências com a luta feminista, na militância e na academia. Inês fala de sua trajetória como militante, e Pedro, sobre suas análises dos momentos históricos da luta feminista e posicionamentos machistas.
Eles debatem diversos temas sobre gênero, feminismo e sexualidade, entre eles o espaço da mulher, a luta trans dentro movimento feminista, as questões de espaço público e privado, associadas aos gêneros, e a entrada das mulheres no mercado de trabalho.
Não é possível que haja igualdade entre o gêneros sem ter igualdade entre as pessoas.
Inês Castilho é jornalista e pesquisadora. Foi cofundadora do jornal Nós Mulheres, uma das editoras do Mulherio e realizadora dos filmes de curta-metragem Mulheres da Boca e Histerias. Integra hoje a equipe da revista digital Outras Palavras.
Pedro Ambra é psicanalista, formado em psicologia, mestre e doutorando pela Universidade de São Paulo. Participa do projeto de pesquisa Patologias do Social e Crítica da Razão Diagnóstica, do Laboratório Teoria Social Filosofia e Psicanálise, da USP. É organizador do livro “Histeria e Gênero: o sexo como desencontro”, da editora nVersos, e autor de “O homem como mito: psicanálise e história da masculinidade no Ocidente”, da editora Annablume, no prelo. É membro do grupo “Margens Clínicas” que atende vítimas de violência política. Foi editor do periódico científico TransFormações em Psicologia, entre 2009 e 2012.