[youtube https://www.youtube.com/watch?v=6T5BAhregzc]
Me parece que eu deveria tentar mostrar um pouco da nossa função de fazer arquitetura. E de olhar não só para a arquitetura, mas para o mundo e a vida.
Pedro Sousa iniciou seu discurso mostrando como as viagens são importantes para os arquitetos, principalmente para os jovens. Segundo ele, as viagens proporcionam um arquivo cerebral, uma espécie de museu interior que vamos acumulando ao longo da vida. O convidado usou suas experiências profissionais como exemplo, apresentando diversos projetos realizados numa abordagem ampliada da habitação no contexto urbano. Em cada um desses projetos o arquiteto comentou os desafios encontrados, e as estratégias utilizadas para superá-los.
Pedro Sousa é Arquiteto pela Universidade de Coimbra. Foi professor convidado na Faculdade de Arquitectura de Alghero, Itália, na IUAV – Faculdade de Arquitectura de Veneza, Itália e na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo – Escola da Cidade em São Paulo, Brasil. Atualmente concilia o trabalho de investigação no curso de Doutoramento na Escola Técnica Superior de Arquitectura de Madrid (ETSAM) com os projetos do atelier em Portugal e Itália.