Beatrice Mariolle: Arquitetura e Território

A arquiteta francesa apresentou seu trabalho no escritório Brès + Mariolle et Associés.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=cw15hBur7W0]Como parte do IX Seminário Internacional: Habitação – Infraestrutura, espaço público e gestão, a arquiteta Beatrice Mariolle apresentou seu trabalho no escritório Brès + Mariolle et Associés.

Toda arquitetura requer recursos, recursos estes que provêm da natureza. Para Beatrice, todo o equilíbrio do planeta está baseado nisso, logo a arquitetura possui um papel para conservar o local em que estamos. Para isso devemos superar o mito que se criou no século XX de que apenas a técnica poderia resolver os problemas humanos. É necessário que aproveitemos cada criação humana, assim como criarmos instrumentos alternativos na construção do território em que vivemos para a preservação do planeta.

A arquitetura está ligada ao território, criamos um monumento que vai agir com o território e depois virar ação.

Beatrice Mariolle Arquiteta sócia-gerente do escritório Brès + Mariolle et Associés. É pesquisadora no laboratorio IPRAUS, UMR AUSSER de Paris e professora da Ecole Nationale Supérieure d’Architecture de Paris Belleville. Foi Professora Visitante na Universidade de Delft no departamento de arquitetura. Tem se interessado por vários anos em territórios de baixa densidade, em conexão com problemas de mobilidade e de natureza, explorando assim novas relações entre escalas arquitetônicas e territoriais, ambiente natural e espaços construídos.