Esta palestra é parte da programação do X Seminário Internacional: Tempo Livre na Cidade.
Convidado para participar do X Seminário Internacional: Tempo Livre na Cidade, realizado pela Escola da Cidade e pelo Sesc São Paulo, Luis Felipe Vera abordou o fenômeno do urbanismo efêmero, estabelecendo um contraponto à noção usual de arquitetura estática e permanente. A partir de análises temporais de alguns sítios urbanos, ele exemplifica que a forma física das cidades está se flexibilizando, e defende a prática de soluções temporárias para problemas temporários. Para ele, o efêmero deve ser, cada vez mais, considerado parte do discurso do urbanismo contemporâneo.
Na sua apresentação, Vera relata o projeto Kumbh Mela: Mapping the Ephemeral City, coordenado por ele, na Harvard University. Trata-se de uma pesquisa sobre a maior cidade efêmera do mundo, a Kumbh Mela, que se consolida para fins religiosos a cada 12 anos, às margens do rio Ganges, na Índia. O projeto contou com extensas pesquisas de campo conduzidas por equipes de acadêmicos e estudantes, durante o Kumbh Mela 2012, e grandes esforços para se mapear e sistematizar informações sobre este fenômeno urbano até então pouco estudado.
Em realidade, quando as paisagens urbanas temporárias são vistas como uma expressão de uma forma distinta de urbanismo, um diálogo potencial se estabelece entre assentamentos efêmeros e assentamentos permanentes, (…) oferecendo alternativas não somente para repensar os casos dentro dos limites do urbanismo efêmero, senão também para incrustar sistemas mais suaves e, talvez, mais robustos dentro das cidades permanentes.
Luis Felipe Vera é codiretor do Centro de Ecologia e Urbanização, professor de DESIGNLAB, na Universidade Adolfo Ibañez, e Professor Visitante na Escola de Pós-Graduação em Design, da Universidade de Harvard. Trabalha como instrutor em planejamento urbano e projeto na Escola de Pós-Graduação em Design da Universidade de Harvard, e como Pesquisador Associado no projeto de Gestão, Design e Planejamento Ambiental: Um Futuro Sustentável para Exuma, e também colabora com o Projeto Mela Kumbh.
Captação: Bruno Buccalon, Clarissa Mohany, Manuela Raitelli, Martha Levy, Pedro Norberto
Edição: Felipe do Amaral, Rogério Macedo e Stella Bloise
Texto: Stella Bloise