Nilce Aravecchia e Ana Castro: Visões e representações da marginalidade no território

As arquitetas e historiadoras Nilce Aravecchia e Ana Castro participaram do módulo Peru, do curso de pós-graduação Geografia, Cidade e Arquitetura, para apresentar o primeiro resultado de um diálogo com o grupo de pesquisa Cultura, Arquitetura e Cidade, na América Latina.

As arquitetas e historiadoras Nilce Aravecchia e Ana Castro participaram do módulo Peru, do curso de pós-graduação Geografia, Cidade e Arquitetura, para apresentar o primeiro resultado de um diálogo com o grupo de pesquisa Cultura, Arquitetura e Cidade, na América Latina.

A aula discutiu as visões e representações da marginalidade no território: de Lima à metrópole latino-americana entre os anos 50 e 70, propondo uma discussão da cidade latino-americana. A aula baseou-se em construir o conceito de América Latina, introduzir o CEPAL e a Teoria da Dependência e discutir a ideia de marginalidade a partir dessa discussão. Em seguida, adentra-se o território de Lima, para entender melhor esta cidade e o período nacional-desenvolvimentismo, onde o arquiteto, e posteriormente presidente, Belaúnde Terry teve um importante papel. Por fim, comentou-se sobre arquiteto John Turner e o concurso Previ .

“O padrão de evolução e desenvolvimento urbano latino-americano é diferente do padrão de urbanização e industrialização europeu e norte-americano. Portando, o desenvolvimento e o pensamento da habitação em território latino-americano, vinculado a todo esse pensamento econômico, à habitação já pensada e aos programas habitacionais, à construção de conjuntos habitacionais, são entendidos como parte deste processo de industrialização. Ou seja, a própria formação de território como uma indústria”.

Nilce Aravecchia é arquiteta e urbanista pela Universidade de São Paulo (2000), mestre (2005) e doutora (2011) pela Universidade de São Paulo. Docente do Departamento de História da Arquitetura e Estética do Projeto da FAUUSP. Tem experiência na área de arquitetura e urbanismo, com ênfase nas pesquisas de história, atuando principalmente nos seguintes temas: história da habitação; o papel dos engenheiros e dos arquitetos no serviço público; história da tecnologia e da industrialização na arquitetura habitacional; arquitetura, habitação e processos de urbanização nas questões do desenvolvimento. Foi professora da Escola da Cidade.

Ana Claudia Castro possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1997), mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2005) e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2013) . Atualmente é professora doutora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo USP e Membro de corpo editorial da Revista Negativo. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Fundamento Sociais da Arquitetura e Urbanismo. Atuando principalmente nos seguintes temas: cidade, história, historiografia, cultura urbana, São Paulo. Foi professora da Escola da Cidade.

Fotografia, Captação e Edição de Vídeo
Clarissa Mohany
Pedro Ribeiro
Rodrigo Carvalho

Textos
Clarissa Mohany