Esta palestra é parte da programação do X Seminário Internacional: Tempo Livre na Cidade.
Convidado pelo X Seminário Internacional – Tempo Livre na Cidade, o roteirista e diretor de cinema Luiz Bolognesi apresentou seu projeto Cine Tela Brasil, cinema itinerante que busca trazer a qualidade e o glamour do cinema para as periferias brasileiras.
Para a grande maioria que vive nesse país, essa questão do tempo livre continua um massacre muito violento, porque a estrutura social, a estrutura urbanística é uma herança do modelo escravocrata […] temos que pegar todo nosso tempo livre e colocar muita energia para transformar essa sociedade.
O cineasta também debateu a questão do tempo livre como um tempo de liberdade e utopias, demonstrando a importância de promover a implantação de espaços públicos de vivência e convívio.
Luiz Bolognesi é roteirista e diretor de cinema. Coordena o Instituto Buriti que durante dez anos levou quatro salas de cinema itinerante e oficinas de audiovisual às periferias de 790 bairros em 18 estados do país. Como cineasta, Bolognesi escreveu e dirigiu o desenho animado Uma História de Amor e Fúria (2013), vencedor do Festival de Annecy (França), o principal festival de animação do mundo. Além disso co-dirigiu os documentários Cine Mambembe, o Cinema Descobre o Brasil (1999), A Guerra dos Paulistas (2002), Lutas.doc (2011) e Educação.doc (2014). Como roteirista, escreveu os roteiros dos filmes Bicho de Sete Cabeças (2001), O Mundo em Duas Voltas (2006), Chega de Saudade (2007), Terra Vermelha (2008), As Melhores Coisas do Mundo (2010) e Amazônia, Planeta Verde (2014), que foram exibidos e premiados em diversos festivais.
Captação: Bruno Buccalon, Clarissa Mohany, Martha Levy, Morena Miranda e Pedro Norberto.
Edição:Clarissa Mohany
Texto: Clarissa Mohany