Esta palestra é parte da programação do X Seminário Internacional: Tempo Livre na Cidade.
Convidado pelo X Seminário Internacional – Tempo Livre na Cidade, o arquiteto Ricardo Bak Gordon apresentou projetos de sua autoria, realizados em Portugal, onde os temas do espaço público e do tempo livre estão presentes, como nas áreas de convivência das Escolas Secundárias do Porto; e seu projeto para o Parque Urbano em Setúbal, que conta ainda com a ideia de matéria única, capaz de desempenhar, no mesmo lugar, funções distintas.
Nós, como arquitetos, vamos fazer, devemos fazer, procuramos fazer nos nossos trabalhos, nas oportunidades todas que nos dão, em limite, subvertendo o próprio programa como tantas vezes fazemos, a favor do espaço público ou seja, onde podemos, o espaço público entra (…) Devemos manipular o programa a favor da cidade, do espaço de todos. Mas também é verdade que o lugar último do homem como refúgio contra o universo e a natureza também existe e tem que ser respeitado.
Bak Gordon também discutiu a questão do público e do privado e a necessidade do equilíbrio entre coletivo e individual, em seu projeto para o Museu dos Coches (Lisboa), que teve parceria com o escritório MMBB.
Ricardo Bak Gordon é arquiteto (1990) pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa, Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto e pelo Instituto Politécnico de Milão. Foi conferencista e/ou professor convidado em diversas universidadese instituições e atualmente é professor convidado no Mestrado Integrado de Arquitetura no Instituto Superior Técnico (IST) de Lisboa. É criador e coordenador do atelier BakGordonArquitetos e autor de projetos como o Pavilhão de Portugal na ExpoZaragoza (2008), Pavilhão de Portugal na Bienal de São Paulo (2007)e do projeto expositivo da 1ª edição da Trienal de Arquitetura de Lisboa (2007).Foi nomeado para o prêmio Mies van der Roheem(2009)(2011) e foi vencedor dos prêmiosFAD2011 (Barcelona, Espanha) e BIAU (2012) (Cádiz, Espanha) e representantede Portugal na Bienal de Veneza (2010)(2012).
Captação: Bruno Buccalon, Clarissa Mohany, Martha Levy, Morena Miranda e Pedro Norberto.
Edição: Clarissa Mohany
Texto: Clarissa Mohany