Marussia Whately: Mentiras e verdades sobre a água

Convidada do Seminário de Cultura e Realidade Contemporânea, a arquiteta e urbanista Marussia Whately falou sobre a questão dos recursos hídricos no contexto urbano.

Convidada do Seminário de Cultura e Realidade Contemporânea, a arquiteta e urbanista Marussia Whately falou sobre a questão dos recursos hídricos no contexto urbano.

A palestra divide-se em três blocos, em que Marussia Whately aborda desde a atual crise hídrica brasileira, centralizando no Estado de São Paulo e finalizando com reflexões sobre a nova cultura de cuidado com a água.

Whately elenca algumas ações e descuidos que são responsáveis pela atual crise, como o pobre sistema de captação de esgoto, o baixo tratamento desse esgoto captado, o desmatamento das florestas, entre outros. Assim ela mostra como a crise hídrica, além de certas anomalias climáticas, é o resultado de anos de descaso e despreparo.

98% da população têm acesso à energia elétrica, mas nem metade da população tem acesso à coleta de esgoto. Estamos transformando o país dos rios no país dos esgotos.

Marussia Whately é formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Mackenzie (1997), com especialização em gestão de recursos hídricos e meio ambiente urbano (UNICAMP/ABES, 1998). Coordena a Aliança pela Água, coalizão de organizações da sociedade para propor soluções para a crise da água em São Paulo. Coordenou mapeamento de propostas para a água em São Paulo (Água@SP). Foi consultora do Programa Municípios Verdes, do Estado do Pará, no projeto IMAZON/CLUA – Climate and Land Use Alliance. Foi consultora do Instituto Democracia e Sustentabilidade, em 2011, onde liderou a iniciativa #florestafazadiferenca. Foi coordenadora do programa Mananciais de São Paulo e da Campanha De Olho nos Mananciais, do Instituto Socioambiental. Atua no Instituto Socioambiental (ISA). É organizadora e autora de publicações sobre recursos hídricos, saneamento e gestão ambiental municipal.